18 de maio de 2024 12:07

07.08.12 – OAB/RS acompanha inquérito e sindicâncias que apuram erro médico ocorrido em Novo Hamburgo

Idosa de 87 anos foi operada na perna errada.

Ao longo dos últimos dias um caso de erro médico vem mobilizando a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS. Maria Nunes da Silva, 87 anos, teve operada a perna errada no Hospital municipal de Novo Hamburgo.
Durante toda esta terça-feira (7), o coordenador da comissão, Ricardo Breier, esteve em contato com o delegado que apura o caso, com a diretoria do hospital e com o Conselho Regional de Medicina.
Logo pela manhã, Breier esteve reunido com o titular da 1ª delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, delegado Nauro Marques. No encontro foi apresentado os dados colhidos e constantes no inquérito policial.
O representante da Ordem esteve reunido com a diretora do hospital, Simone Zucolotto e com a procuradora-geral da fundação administradora da instituição, Miriam Monteiro.
Breier foi informado do trâmite da sindicância que vem sendo feita pela instituição e tem previsão de estar concluída em aproximadamente 20 dias.
A paciente, que vem sofrendo com uma trombose, vem recebendo os cuidados de uma junta médica da instituição na clínica particular para onde foi transferida.
Durante a tarde, Breier esteve reunido com o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Fernando Weber Matos. O Cremers também está realizando uma sindicância sobre o ocorrido.
Matos explicou que a Organização Mundial da Saúde – OMS, orienta que toda intervenção cirúrgica siga rotinas sequenciais, para evitar que erros como este sejam cometidos.
“O protocolo da OMS é dividido de forma que sejam checados, pelo menos em quatro momentos diferentes, os procedimentos da intervenção cirúrgica”, explicou Matos.
Breier esteve acompanhado do advogado Rafaele Turkienicz.

Fonte: OAB/RS

Whatsapp: (51) 98028-1655

Rua Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, 206


Bairro Ideal - Novo Hamburgo


Rio Grande do Sul - Brasil - CEP.93.334-290